Carregando Conteúdo
x
WhatsApp (55) 3199941 4532
Brasil Itália

Dicas e Ideias

4. TERAPIA SEXUAL SISTÊMICA

 

cherry_love___bics_n_ballpoints_by_6re9-

 

 

A terapia sexual sistêmica se diferencia da tradição funcionalista do Masters & Johnson.

 

Permite que as pessoas que querem ter uma relação sexual satisfatória resolvam problemas vivenciados há muito tempo por eles, como  a queda do desejo, não devido a causas biológica ou médica, mas por problemas de relacionamento.

 

A terapia sexual sistêmica tem uma premissa interessante: o desejo só é possível entre pessoas que são diferentes. Mas  a relação de casais muitas vezes preza por amenizar as  diversidades, porque muitas pessoas têm medo de conhecer uns aos outros como eles são, ou perguntar-lhes o que eles querem por medo de perdê-los. 

 

O objetivo da  Terapia Sexual Sistêmica não é "restaurar a harmonia" entre os parceiros, mas tornando-os capazes de tolerar o conflito sem prejudicar o relacionamento ou, pior ainda, a auto-confiança. 

 

Para usar o jargão, é preciso passar de uma "intimidade centrada no outro" a  uma "intimidade centrada em si mesmo", o que também permitiria uma tensão mais erótica.

 

 

É muito interessante no curso da terapia sexual explorar estas questões e ver como eles estão profundamente entrelaçadas com a questão do caráter que acompanha os sintomas físicos, levando o paciente a ver a dimensão relacional subjacente para o problema, que é ao mesmo tempo causa e conseqüência sendo inserido um processo circular que, uma vez desencadeada, auto-perpetuam. 

 

A Terapia Sexual Sistêmica é tomada sobre o conceito de que o sexo dentro da dimensão de casais é muitas vezes um ritual repetido e tem a função de confirmar e manter o relacionamento.

 

No processo de tratar de casais em psicoterapia com problemas de natureza sexual é muito importante aprofundar os aspectos relacionais que lhes estão associados e ligar os resultados com a história da pessoa, concentrando-se sobre as consequências relacionais do sintoma e então promover a mudança.

 

Nota: neste texto quando se fala de casais ou de parceiros entende-se casais e parceiros hetero e homossexuais. 

 

 

 

 CURSO INTERNACIONAL 

em 33 vídeo-aulas 

 

TERAPIA DE CASAL & TERAPIA SEXUAL SISTÊMICA

 

11209541_1593828114191829_22596228514547

Com as formadoras:

Dott.ssa TERESA ARCELLONI e Dott.ssa GLORIA FERRERO