Sobre a colega italiana, a Psiquiatra, Psicoterapeuta Sistêmica e
formadora do Centro Milanese di Terapia della Famiglia
Dott.ssa Teresa Arcelloni
Conheci o trabalho da Dra.Teresa Arcelloni em 2012 e passamos a nos corresponder e a trocar informações sobre vários estudos sistêmicos.
Entendemos então que havíamos pontos de vista e estudos em comum.
Ela estudou e trabalhou diretamente com Gianfranco Cecchin e Luigi Boscolo, no Centro Milanese di Terapia della Famiglia.
E eu tive o privilégio de participar de alguns cursos e workshops com Dr. Luigi Boscolo, tanto no Brasil, como na Italia.
Então conversando sobre o tema genograma - ela me apresentou o seu estudo sobre o DUOGRAMA.
Para ela, o duograma, analogicamente ao genograma, indica a narração e a representação gráfica das histórias de relações afetivas de uma pessoa.
O duograma compreende as relações sentimentais significativas durante toda a sua vida, desde quando era criança e das quais tem na memória,
aquelas vividas na adolescência e na fase adulta.
Compreende também todas as histórias desejadas, fantasiadas e nunca realizadas.
Este seu trabalho do duograma faz parte também da formação da pessoa do Terapeuta Sistêmico, nos cursos que coordena.
Dra. Teresa Arcelloni aborda a vida afetiva das pessoas através do duograma e a sexualidade de casais de uma forma até então inédita para os
psicoterapeutas sistêmicos brasileiros.
Então ganhei de presente o livro que ela traduziu do alemão para o italiano, de um de seus mestres - Dr. Ulrich Clement e me encantei pelos estudos
da Terapia Sexual Sistêmica.
Neste livro muitas questões são levantadas:
Em abril de 2013 pude participar junto com ela do seminário organizado pelo Centro Milanese di Terapia della Famiglia, em Milão - LA SISTÊMICA E IL FUTURO. Evento este que reuniu representantes de três escolas pioneiras da Terapia Sistêmica:Mental Research Institute - Palo Alto - California USA; Ackerman Institute for the Family - New York - USA; Centro Milanese di Terapia della Famiglia - Milano - Italia.
Foi um dia muito emocionante, encontrando com mestres queridos, como a esposa do fundador do Centro Milanese, a carissima Dott.ssa Jacqueline Boscolo.
Além do trabalho como Psiquiatra e Psicoterapeuta Sexual Sistêmico, Dra. Teresa Arcelloni é professora e formadora do Centro Milanese di Terapia della Famiglia , também ministra seminários na Itália, Alemanha, Chile, México.
Assim, finalmente realizo o desejo de tê-la aqui em Belo Horizonte e assim posso compartilhar com mais pessoas sobre esta interessante abordagem relacional sistêmica nas questões do sexo e da sexualidade.
Jaqueline Cássia de Oliveira
Psicoterapeuta Sistêmica
CRP- 04/7521