Carregando Conteúdo
x

Dicas e Ideias

3.0 - ESTIMULAR OS SONHOS


boy-1262989_1920.jpg

 

 

APRENDA A ESTIMULAR OS SONHOS  E A  BENEFICIAR-SE  DESTE CONTATO COM SUA ALMA.

 

 

Há várias linhas de psicoterapia e muitas delas usam a interpretação dos sonhos como auxílio no restabelecimento do equilíbrio emocional dos clientes.

 

Mesmo que você esteja fazendo psicoterapia com algum profissional que não se utiliza dos sonhos, você mesmo pode utilizá-los para seu melhor conhecimento próprio.

 

Há pessoas que dizem que nunca sonham. Porém, foi comprovado cientificamente que todos nós sonhamos todas as noites e mesmo aqueles que dizem que não sonham ou que não recordam dos sonhos, também sonham e não fogem à regra.

 

Quanto menos a pessoa se lembra de seus sonhos, mais reprimido está.

 

Nos sonhos nós vivemos nossos problemas emocionais, sob muitas máscaras e disfarces. Por isso mesmo, quanto mais receio a pessoa tem de enfrentar seus problemas reais, quanto mais teme conhecer seu próprio inconsciente, tanto mais procurará se esquecer de seus sonhos, pois a recordação desses poderia levá-la ao conhecimento de seus problemas reais.

 

Mesmo que você seja uma dessas pessoas que não se recordam de seus sonhos, se você quiser, poderá começar a tomar consciência dos mesmos e vencer a resistência de seu inconsciente.

 

Uma boa técnica é a seguinte:

Deixe um caderno destinado apenas a anotar seus sonhos, à beira de sua cama, sobre a mesa de cabeceira ou no chão perto da cama e uma caneta. A qualquer momento da noite ou quando você acordar, procure lembrar-se  dos seus sonhos (geralmente temos mais de um por noite) .

 

Ainda que seja uma pequena lembrança, como por exemplo, se você se lembra apenas de que sonhou com um cachorro,  com um ônibus, com uma pessoa conhecida e não se recordar de mais nada, assim mesmo, acenda a luz e escreva : - Dia  tal, sonho número 1 - sonhei com um cachorro  ; sonho número 2 - sonhei com um ônibus; sonho número 3 - sonhei com a pessoa tal. Se depois de algum tempo você acordar novamente, verifique se sonhou mais alguma coisa e anote. Quantas vezes acordar durante a noite, verifique se sonhou e anote. Se você costuma dormir durante o dia ou após as refeições e sonhar, anote também estes sonhos.

 

Quando acordar , em qualquer ocasião em que durma, não se levante e nem se mova antes de pensar no que sonhou. Quando a pessoa fica absolutamente imóvel, na mesma posição em que acordou, terá grande facilidade em se recordar de seus sonhos. Se você fizer o contrário, isto é, se ao acordar, levantar-se, pegar o caderno e caneta e pensar "o que sonhei ?" , provavelmente não se recordará ou pelo menos perderá grande parte de seus sonhos.  

       

Quando você começar a anotar seus fragmentos de sonhos, logo seu inconsciente vai se abrindo, você vai começando a lembrar-se melhor desses sonhos e logo terá uma boa coleção que facilitará a você e a seu terapeuta terem um melhor conhecimento de suas questões.

 

Marque sempre a data e o número de seus sonhos. Cada dia, antes de anotar os sonhos, você deve colocar a data na primeira linha em branco e em seguida enumerar e descrever os sonhos nas linhas subsequentes.

 

Você não deve acreditar nesses livrinhos de sonhos que andam por aí e que dizem que "sonhar tal coisa significa isto ou aquilo." O inconsciente de cada pessoa tem o seu modo próprio de representar, dramatizar, mistificar e ocultar seus problemas e só você e seu terapeuta poderão dizer o que significam seus sonhos.

 

À medida que você vai anotando seus sonhos, não queira interpretá-los de imediato, pois seu inconsciente,  que já está fechado, vai se fechar  mais ainda, com receio de ser analisado. Vá anotando até conseguir uma boa quantidade de sonhos. Só depois é que você deve tentar descobrir alguma coisa neles. Você poderá verificar então que as personagens de seus sonhos variam, os lugares e as circunstâncias também, mas as tendências emocionais geralmente são as mesmas. Ou você agride ou é agredido, ou vence ou perde, sente medo, tristeza, alegria, está no meio das pessoas ou sozinho, lidera ou é liderado, foge de situações ou enfrenta as dificuldades, cai num buraco, é perseguido por um animal, etc.

 

Você notará que algumas tendências predominam e se repetem com mais freqüência. Você assim terá um início para começar a desconfiar  de seus problemas.

 

A maior parte das pessoas sonham em preto e branco, mas muitas pessoas têm sonhos coloridos e vivos.

 

Há também os sonhos paranormais, que não se referem aos problemas dos sonhador, mas que são manifestações de nossa percepção extra-sensorial.

 

Texto retirado do livro : Ajude a si mesmo

Autor : Onofre Antônio de Menezes

Editora Paulus