Carregando Conteúdo
x
WhatsApp (55) 3199941 4532
Brasil Itália

Dicas e Ideias

1.0 - MATRIOSKA

matrioska.png

 

 

A palavra matrioska tem uma ligação com a palavra latina mater.

 

Matrioska é uma palavra russa utilizada como diminuitivo do nome matrona, como a chefe de família em uma sociedade matriarcal.

 

Assim como também com a palavra latim "matrix" ou "matriz"  que significa mãe, útero.  Matriz, portanto, dá a entender como aquilo que gera, que determina.

 

A matrioska representa simbolicamente a figura materna e está relacionada com a fertilidade da mulher e também da terra. 

 

A boneca matrioska "nasceu" na Russia,  a partir de uma boneca japonesa, como representação de uma camponesa, pintada com cores vibrantes e vestida com os trajes típicos russos. 

 

A matrioska original era composta por quatro camponesas e um neonato (chamado de semente), com evidente referência à maternidade e à fecundidade.

 

Ao longo do tempo, as personagens representadas pelas matrioskas permaneceram similares ao da matrioska clássica, mas encontramos muitas variações com relação aos temas ou à quantidade de bonequinhas.

 

Por exemplo, algumas matrioskas foram feitas para representar personagens de fábulas ou protagonistas de grandes romances russos. As mastrioskas já foram utilizadas até para representar personagens políticos, dentro de um contexto histórico ou simplesmente por humor. 

 

Uma interpretação interessante do significado simbólico da matrioska, encontramos na comédia Trois et Une (Três em uma) de Demys Aniel, onde se mostra que em cada mulher se contém tantas outras mulheres diversas. Cada uma dessas mulheres, com personalidade própria, uma dentro da outra, da mesma forma que as famosas bonecas russas.

 

Como psicoterapeuta e ministrante de cursos, desde que as conheci no verão de 2001 em Budapeste, no leste europeu, as utilizo em meu trabalho. Às vezes como atos simbólicos, outras vezes como recurso didático, por exemplo, para ilustrar como o inconsciente pode ser "teoricamente subdividido" em cinco inconscientes: a menor boneca (chamada de boneca semente) relaciono ao inconsciente individual da Psicanálise de Freud; a seguinte ao inconsciente familiar da Terapia Sistêmica; a terceira ao inconsciente familiar geracional da Psicogenealogia e Constelações Familiares; a quarta ao inconsciente grupal, descrito por Vincent De Gaulejac na Sociologia Clínica e a última ao inconsciente coletivo proposto por Jung.

 

Assim, podemos usar simbolicamente essa fantástica boneca russa de inúmeras maneiras, como em trabalhos geracionais (já que simbolicamente representam várias gerações), em atos simbólicos (cada boneca pode representar uma pessoa, uma mulher, uma geração, etc) e tantas outras possibilidades.

 

Acredito que essas bonecas têm o poder de nos conectar com nossas várias dimensões, indo até o cerne de nossa essência ou semente como é nomeada a primeira bonequinha.

 

 

WhatsApp%20Image%202018-05-25%20at%2021_

Psicóloga - CRP 04/7521

Psicoterapeuta Familiar Sistêmica (Brasil)

Psicogenealogista (Itália)

                  

A  PSICOGENEALOGIA SISTÊMICA APLICADA®

 

  • A Psicogenealogia é um tema relativamente novo e a psicóloga e psicoterapeuta Jaqueline Cássia de Oliveira é uma das pioneiras desses estudos e trabalhos no Brasil.
  • Sobre o tema, elaborou os materiais didáticos: Psicogenealogia Sistêmica - O romance familiar contado pelo genograma©  (em 2014, com mais de 1.000 leitores) e Quem são os antepassados?© (2018), pela Interação Sistêmica Edições. 
  • Traduziu e apresentou o livro: Jung, Psicogenealogia e Constelações Familiares© de Maura Saita Ravizza, pela Interação Sistêmica Edições.
  • Apresentou o livro  Psicogenealogia: Um Novo Olhar na Transmissão da Memória Familiar, de sua colega e pioneira, Monica da Silva Justino. 
  • De 2011 a 2016, junto à Interação Sistêmica®, organizou e ministrou cursos e workshops sobre o tema transgeracionalidade e  Psicogenealogia Sistêmica reunindo mais de 700 profissionais, entre psicólogos, psicoterapeuta sistêmicos e consteladores familiares de diversas regiões do Brasil.
  • Nomeou seus estudos e trabalhos sobre transgeracionalidade (dentro da visão da Psicogenealogia, da Terapia Familiar Sistêmica e da Psicologia Arquetípica e Imaginal como Psicogenealogia Sistêmica Aplicada. 
  • Organizou o curso virtual breve - Conceitos Básicos da Psicogenealogia Sistêmica
  • Organizou o curso virtual - Psicogenealogia Sistêmica Aplicada®
  • Fez sua formação em Psicogenealogia através de cursos e estudos do seu genossociograma na Itália e Argentina com importantes professores e teóricos. 

  • Conheça seu currículo clicando no link: http://www.interacaosistemica.com.br/quem-somos

 

Assine  nosso canal do YouTube! 

https://www.youtube.com/user/Interacaosistemica

 

                    

 

 

 À venda livros e materiais didáticos  em nossa loja virtual.

12745957_982592095144673_881944439936189