Carregando Conteúdo
x
WhatsApp (55) 3199941 4532
Brasil & Itália

Dicas e Ideias

1.0 - SISTEMA GEMELAR

635801694272540487(1).jpg

 

O CAMPO MORFOGENÉTICO DO SISTEMA GEMELAR

 

"Como reconhecemos que o tema central de algumas dificuldades em nossas vidas, está ligado à temática gemelar?

 

A nossa geração é muito atenta ao bem estar físico e psíquico. E numa busca permanente, adquirimos nas últimas decadas muitas práticas para conseguir  autonomia e  realização. Mas mesmo assim, nas áreas mais importantes de nossas vidas –  relacionamento conjugal,  relacionamento entre pais e filhos,  realização profissional,  prosperidade material e saúde – ainda são acarretadas de muitas dificuldades. Atualmente não sofremos mais da pressão para obedecer comportamentos rígidos morais e nem temos mais a exigência de um senso de dever e disciplina, coisas que marcaram a época de nossos pais. Apesar disso, ainda é dificil para muitos de nós, encontrar um lugar em nossa sociedade e alcançar de maneira satitsfatória nossos objetivos e desejos.

 

A Drª Graziella Concetta Freni, observou durante suas experiências profissionais com as  Constelações Familiares Sistêmicas, que 97% dos clientes que vão  até um constelador, são gêmeos nascidos sozinhos.  Esse gêmeo que sobreviveu desenvolve padrões comportamentais causados pelos acontecimentos intrauterinas traumáticos.  Esses padrões comportamentais são diretamente proporcionais ao seu estado de amadurecimento corporal e psiquico,  gravados na memória celular e corporal, agindo inconscientemente como matrix para todas as experiências futuras.

 

A morte dos irmãos gêmeos no útero, provoca no gêmeo sobrevivente um movimento interrompido, que mais tarde afetará  todas as áreas de sua vida. Ele buscará sempre um componente da vida -  que não se pode definir concretamente - desviando sua atenção do tempo presente, retendo suas energias corporais e interferindo aos poucos na qualidade de vida. 

 

A Constelação Familiar  Sistêmica de Bert Hellinger e os trabalhos de Bettina e Alfred Ramoda Austermann, foram a base do trabalho da Drª  Graziella Concetta Freni (Italia). 

 

Ela reconheceu atravês das observações fenomenológicas que um cliente pode através da sua memória corporal,  distinguir até 250 irmãos gêmeos e continuar ligado a eles durante toda a sua vida.

Trata-se das cêlulas-tronco embrionais, que possuem um genoma único e se diferenciam dos outros embriões-gêmeos. Cada célula-tronco começa um desenvolvimento próprio e pode potencialmente amadurecer para um organismo embrional - um embrião, um feto, um recém-nascido.

 

Também, pode se ver no exame da ultrasonografia, que no estado inicial da gravidez existem varios sacos amnióticos. Estes sacos, influenciam muito na percepção de si mesmo pelo gêmeo sobrevivente e terão um efeito consistente sobre sua visão do mundo.

 

A Drª Graziella observou também que o desenvolvimento do cérebro tem uma importância significativa.

Durante os primeiros 41 dias se desenvolve o tronco cerebral e aqui se instala tanto o sistema de pertencimento como da hierarquia, no qual o gêmeo sobrevivente ocupa seu lugar. Essa hierarquia tem um efeito inconsciente em todos seus sistemas posteriores.

 

Do mesmo jeito, cada mecanismo de sobrevivência será diretamente proporcional a do cérebro maduro desenvolvido.

 

A Drª Graziella, descobriu  que os irmãos gêmeos constroem no ventre materno um sistema próprio e isso é um campo morfogenético autônomo que antecipa o sistema familiar.

 

Através do método de trabalho elaborado pela Drª Graziella, o cliente integra conscientemente seus irmãos gêmeos, que constituem seu primeiro sistema de pertencimento.

O movimento da vida é retomado exatamente lá onde foi interrompido. O cliente, faz um passo da sobrevivência para a vida, da reação para a ação: assim, a energia fica plenamente a serviço da sua vida e desperta de novo a alegria de viver, que habita na origem da nossa criação.

 

1. Constelação no campo morfogenético do sistema familiar

 

Durante uma constelação, vem sempre à tona, a temática que está na superficie da alma do cliente, mesmo que ele tenha formulado uma questão diferente.

 

"Minha experiência profissional me permite dizer

que somente um gêmeo nascido sozinho, pode ser emaranhado.

Um não-gêmeo sabe tomar seu lugar no sistema familiar.

Ele pode ter um movimento interrompido com o pai e/ou a mãe,

que precisa ser retomado.

Porém ele não se impõe de carregar o peso do emaranhamento."

 

 

2. Constelação no campo morfogenético do sistema de gêmeos dos pais

 

O cliente é gêmeo-substituto para os pais. Ele, ocupa o lugar do maior ou menor irmão, ou da maior ou menor irmã para os pais. Muitas vezes acontece que o cliente substitui um irmão/uma irmã de um outro saco amniótico.

 

3. Constelação frente a vida

 

Quando o cliente diante do representante da vida faz um movimento para tras, ele se retira para seus irmãos gêmeos no útero.

A Drª Graziella observou esse movimento no primeiro curso de formação para constelador familiar e o seguiu. Aqui se originou o principio de seu método de trabalho.

 

4. Constelação com travesseiros e bonequinhos embaixo do véu

 

Esse trabalho tem uma importância especial, pois ela dá ao cliente a possibilidade de integrar seu sistema de gêmeos plenamente.

 

5. Constelação com representantes embaixo do véu

 

Nessa fase de trabalho, o cliente tem de novo a possibilidade de, através da memória corporal, reviver suas emoções e sentimentos na interação com seus irmãos gêmeos. Através disso, também vem à tona, todos os mecanismos de sobrevivência que o cliente usou depois da perda dos seus irmãos.

 

6. constelação diante da vida

 

Na última constelação,  o cliente fica frente a seus pais e segue seu movimento para eles.

 

                                                                                                                                                                                                                                                 Texto - Graziella Concetta Freni

Método Freni®

Italia

Tradução: Jaqueline Cássia de Oliveira

 Brasil & Itália

2017

 

SE GOSTOU DESTE TEXTO, CONVIDAMOS A LER TAMBÉM 

A SÍNDROME DO GÊMEO DESAPARECIDO

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO:

WhatsApp%20Image%202018-09-23%20at%2022_

 

         

WhatsApp%20Image%202018-05-25%20at%2021_

 

O trabalho  da  Dra. Graziella Concetta Freni, me trouxe um olhar diferente para as Constelações Familiares e também para a Psicogenealogia.

Tendo o privilégio de ser atendida por ela, participando de sessões terapêuticas com seu método, venho ampliando minha percepção e entendimento a respeito da existência de um "primeiro" sistema de pertencimento intra-uterino.

 

Jaqueline Cássia de Oliveira

Psicoterapeuta Familiar e Psicogenealogia Sistêmica®

Brasil & Itália

 

Se você interessou pelo tema, entre em contato conosco!

Email: contato@interacaosistemica.com.br

WhatsApp (55) 31 99941 4532 

 

 

  A PSICOGENEALOGIA SISTÊMICA®

  

  • A Psicogenealogia é um tema relativamente novo e a psicóloga e psicoterapeuta Jaqueline Cássia de Oliveira é uma das pioneiras desses estudos e trabalhos no Brasil.
  • Sobre o tema, elaborou os materiais didáticos: Psicogenealogia Sistêmica® - O romance familiar contado pelo genograma  (com mais de 1.000 leitores) e Quem são os antepassados? (2018), pela Interação Sistêmica Edições.
  • Traduziu e apresentou o livro: Jung, Psicogenealogia e Constelações Familiares© de Maura Saita Ravizza, pela Interação Sistêmica Edições.
  • Apresentou o livro  Psicogenealogia: Um Novo Olhar na Transmissão da Memória Familiar, de sua colega e pioneira, Monica da Silva Justino.
  • De 2011 a 2016, junto à Interação Sistêmica®, organizou e ministrou cursos e workshops sobre o tema transgeracionalidade e  Psicogenealogia Sistêmica®, reunindo mais de 700 profissionais, entre psicólogos, psicoterapeuta sistêmicos e consteladores familiares de diversas regiões do Brasil.
  • Nomeou seus estudos e trabalhos sobre transgeracionalidade (dentro da visão da Psicogenealogia, da Terapia Familiar Sistêmica e da Psicologia Arquetípica e Imaginal) como Psicogenealogia Sistêmica®.
  • Fez sua formação em Psicogenealogia através de cursos e estudos do seu genossociograma na Itália e Argentina com importantes professores e teóricos.
  • Conheça seu currículo clicando no link: http://www.interacaosistemica.com.br/quem-somos

 

Assine  nosso canal do YouTube! 

https://www.youtube.com/user/Interacaosistemica

 

                    

 

 

 À venda livros e materiais didáticos em nossa loja virtual.

12745957_982592095144673_881944439936189