Carregando Conteúdo
x
WhatsApp (55) 3199941 4532
Brasil Itália

Dicas e Ideias

6 - EMOÇÕES EM GOTAS - ERVA-BOTÃO

erva-botao%20Eclipta%20alba(1).jpg

 

 

A primavera é a estação que carrega a força da terra para movimentar a natureza, que até então estava em repouso e dormente. É como se a natureza pedisse para a noite sair de cena mais rapidamente, e apressasse a chegada das manhãs ensolaradas. O vento ainda persiste, mas agora mais suave,  para  carregar  as últimas sementes que ainda não tinham encontrado o seu lugar para germinar.

 

O que até então estava guardado debaixo da terra, em repouso, agora renasce – é tempo do recomeço. Então toda a energia da natureza volta-se para cima, buscando o sol, para fortalecer o crescimento dos brotos que  surgem, e das flores que começam a desabrochar.

 

Como o homem está intimamente ligado à natureza, e esta agora se manifesta na expansão dos dias e dos movimentos, o homem também passa a ter um comportamento mais yang,  para o lado de fora, podendo  ficar mais alterado em seus hábitos e atitudes. 

 

A Medicina Tradicional Chinesa, na sua observação da contínua integração do homem com a natureza, explica que a primavera (elemento madeira) é a época do ano que o fígado e a vesícula biliar ficam mais vulneráveis, podendo adoecer mais facilmente.

 

A emoção que adoece o fígado é a raiva, e como este órgão está em ascensão durante a primavera, é nesta estação que as explosões emocionais acontecem com mais facilidade.  É tempo da "mania" - do transtorno bipolaridade - entrar em cena com mais evidência.

 

Como cuidar do fígado, órgão que fica tão  fragilizado  nesta época do ano? A natureza nos presenteia com as plantas medicinais, e uma em especial  tem o poder de zelar pela saúde física e emocional deste órgão, a  erva-botão (Eclipta alba),   planta que "limpa" o fígado e  favorece a desintoxicação das raivas.

 

Também conhecida por agrião-do-brejo e lanceta, é encontrada largamente no Brasil, pois ocorre em regiões de clima quente e mais úmido. Suas flores brancas têm a forma de botão de camisa masculina, daí seu nome popular: erva-botão.

 

A erva-botão tem função  diurética e depurativa. É  a planta indicada para as pessoas que fazem uso continuado de medicamentos, pois ela limpa e regenera o fígado.  No plano emocional favorece a desintoxicação das raivas, amarguras e pensamentos destrutivos. Introduz uma sensação de frescor na alma – a paz.  

 

A primavera, assim como todas as estações, pede cautela e cuidados com a saúde, e pede em especial a erva-botão!

 

 

 

Beatriz-A_-Oliveira-Melo(15).jpeg

 

Beatriz Melo

. Acupunturista e Estudiosa das Plantas Medicinais

. Elaboradora do material didático Emoções em Gotas - uso das plantas na saúde física e emocional

. Ministra os cursos:

 - Emoções em Gotas - uso das plantas na saúde emocional

  - Emoções em Gotas - A terapêutica

  - Destilando Aromas & Saúde

  - As Plantas Medicinais e os Padrões de Desarmonia da Acupuntura