Carregando Conteúdo
x
WhatsApp (55) 3199941 4532
Brasil Itália

Dicas e Ideias

7.0 - EMOÇÕES EM GOTAS - CERRADO

 

aguas%20e%20plantas%20do%20cerrado.jpg

 

No dia 11 de setembro é comemorado o dia nacional do cerrado.

 

O cerrado é o segundo maior bioma do país, ele ocupa cerca de 25 % do território nacional, sendo um dos biomais mais importantes e também um dos mais ameaçados. Faz fronteira com a Amazônia, Caatinga, Pantanal  e a Mata Atlântica, concentrando algo em torno de 10 mil espécies vegetais, com grande potencial cosmético e medicinal, ainda a ser descoberto e devidamente explorado.

 

O cerrado é considerado a "caixa-dágua" do Brasil, e este apelido não é ocasional, pois sua área abriga nascentes e leitos de rios de oito bacias hidrográficas, dentre as doze que existem no país, dentre elas a de Tocantins, Araguaia, Prata e São Francisco.

 

O seu relevo e a sua posição contribuem para que o cerrado desempenhe uma grande importância ambiental. O bioma encontra-se em uma região central do território brasileiro, o que contribuiu para que boa parte das bacias hidrográficas do país estivesse concentrada nele.

 

Além disto, as altitudes presentes e o grande número de nascentes fazem com que haja um bom escoamento das águas para outras regiões, ajudando na distribuição dos recursos hídricos. O rio São Francisco, por exemplo, possui mais de 90% de suas nascentes situadas no cerrado, embora quase 55% das suas águas encontrem-se fora deste bioma. 

 

O Cerrado, além de um bioma de grande diversidade de espécies animais, tem também uma grande diversidade de espécies de plantas, sendo que a grande maioria é considerada medicinal.  A lista de plantas medicinais do cerrado é imensa, justificando o cerrado ser chamado de "farmácia verde".  Muitas destas plantas são conhecidas e usadas popularmente no tratamento de várias doenças e algumas ainda se encontram em pesquisa.

 

Ameaçado pelo desmatamento, o cerrado é considerado o sistema ambiental brasileiro que mais sofreu com a ação humana, principalmente pela agricultura, pastagem e o crescimento das cidades. Estima-se que já perdeu metade da sua área. Há previsões sombrias de sua extinção até 2030.

 

A sustentabilidade do bioma cerrado depende do imediado reconhecimento do seu grande valor como o "berço das nossas águas" e como a nossa "farmácia verde", para que sejam elaborados planos para a sua preservação, e por consequência a conservação da vida neste bioma.

 

* a imagem da planta em destaque é da "Paulicourea rigida",  popularmente conhecida pelos nomes: douradinha-do-campo, Don Bernardo, bate-caixa e galoína. Foto: Marcos Guião

 

 

Beatriz-A_-Oliveira-Melo(11).jpeg

 

Beatriz Melo

. Acupunturista e Estudiosa das Plantas Medicinais

. Admiradora do cerrado

. Elaboradora do material didático Emoções em Gotas - uso das plantas na saúde física e emocional

.. Ministra cursos ligados ao tema  Plantas Medicinais