Carregando Conteúdo
x
WhatsApp (55) 3199941 4532
Brasil & Itália

Dicas e Ideias

7.0 - EMOÇÕES EM GOTAS - CORAÇÃO E A MENTE


seventhheartmind(1).jpg

 

O coração é a casa do espírito, é a residência da mente. 

 

 

CORAÇÃO - O COMANDANTE

 

Na Medicina Chinesa, o Coração é chamado de Comandante dos outros órgãos e dos processos físico e mental. Ele regula o movimento do sangue e controla os vasos sanguíneos, mantendo o sangue dentro dos vasos. O baço produz o sangue, o fígado manda o sangue para os tecidos e o coração mantém o fluxo de sangue nos vasos.

 

Esta função de governar o sangue e comandar os vasos sanguíneos lhe confere o título de Comandante, por levar nutrição a todo o organismo para a manutenção da vida.

 

 

CORAÇÃO PEDE SOMBRA E ÁGUA FRESCA

 

A estação que influencia a saúde do coração é o verão.  O verão é a estação mais yang do ano, podendo ser considerado o meio-dia da natureza: os seus dias são ensolarados, quentes e longos. É a estação "adolescente", com os seus excessos característicos: as pessoas querem estar sempre ao ar livre, com poucas roupas e consumindo bebidas e comidas geladas.

 

Mas é preciso tomar cuidado com o sol quente e com o calor exagerado, principalmente no horário do meio-dia, quando o meridiano do coração está em plenitude. No verão não é aconselhado forçar nada, pois já não é tempo de criar. A semente que ficou guardada na terra durante o outono/inverno e brotou na primavera, agora está dando flores e frutos. É tempo de sombra e água fresca.

 

 

CORAÇÃO - A MORADA DA MENTE (Shen)

 

O coração tem uma função muito particular de abrigar a Mente (Shen) e a consciência. Ele é a casa do espírito e da Mente – Shen.  Essa função abrange  a consciência humana, incluindo a saúde emocional, função mental, memória e espiritualidade.

 

 

CORAÇÃO E A EMOÇÃO

 

A emoção governante do coração é a euforia – alegria desmedida, acompanhada da ansiedade, da agitação mental, do discurso incoerente, do riso/choro sem motivo e alucinação.

 

Por ser considerada a residência da mente e do espírito, o coração é o órgão mais freqüentemente envolvido nos desequilíbrios emocionais.

 

Adequadamente nutrido e equilibrado, o coração mantém a sabedoria, o contentamento e o equilíbrio emocional inatos. 

 

Mas se a energia e o sangue do coração estiverem em desarmonia, a mente ficará agitada e não terá residência, deixando o comportamento confuso, irracional, podendo chegar à mania ou histeria. Ocorrerá insônia, sono agitado, sonhos excessivos, memória fraca, ansiedade e pânico. Nos casos extremos, complicações como insanidade mental, delírio e perda de consciência.

 

 

DESARMONIAS FÍSICAS E EMOCIONAIS CAUSADAS PELO DESEQUILÍBRIO ENERGÉTICO DO CORAÇÃO

 

Feridas na língua, boca amarga ao acordar, taquicardia, palpitação, memória fraca, cianose, face pálida, visão turva, cardiopatias, úlceras na língua, propensão a assustar, falta de ar, memória fraca, insônia, sonhos com queda de altura, resmungar, euforia, mente inquieta, mania, histeria e ansiedade dentre outras. 

 

Algumas plantas têm uma indicação bem interessante para tratar as desarmonias do coração: o alecrim é estimulante da memória, a sálvia e a congonha-do-campo nutrem o coração tirando os calores e aflições noturnas e a malvinha ajuda a tirar a sensação de opressão no peito e as úlceras na língua. A melissa, mulungu, capim-limão, e hortelã acalmam e centram a mente.

 

O coração em harmonia, ajuda a encontrar a força, a fé, a coragem e a compaixão, permitindo assim que a inteligência emocional guie a nossas vidas!

 

Texto: Beatriz Oliveira Melo

 

 

 

42(1).jpg

Beatriz Melo                                                

- Acupunturista e estudiosa das plantas medicinais: Fitoterapia, Terapia Floral e Homeopatia

- Elaborou o material didático - EMOÇÕES EM GOTAS

- Ministrante dos cursos:

  - EMOÇÕES EM GOTAS - uso das plantas na saúde

  - DESTILANDO AROMAS & SAÚDE