Carregando Conteúdo
x
WhatsApp (55) 3199941 4532
Brasil & Itália

Dicas e Ideias

7.0 - EMOÇÕES EM GOTAS - AROMATERAPIA

 

Aromaterapia(1).jpg

 

Eu deixo aroma até nos meus espinhos, ao longe,

o vento vai falando de mim.  

Cecília Meireles

 

AROMA

 

A palavra aroma significa odor agradável, perfume, cheiro, fragrância. E a palavra aromaterapia  é composta da palavra aroma e da palavra terapia, que quer dizer tratamento com cheiro, a partir do uso das propriedades terapêuticas dos óleos essenciais extraídos das plantas aromáticas. Essa extração pode ser das folhas, cascas, sementes e até das raízes.

 

Tem-se conhecimento do uso dos óleos essenciais desde a antiguidade, pelos povos egípcios e gregos que faziam maceração de plantas, obtendo óleos para massagens e também para cuidados com a saúde.

 

Paracelsus, médico suíço, no início do século XVI estudou a extração dos óleos essenciais, que ele chamou de alma dos vegetais.

 

Atualmente a aromaterapia é altamente difundida e os efeitos terapêuticos comprovados pela prática de muitos profissionais.

 

A aromaterapia é um ramo da fitoterapia, e a sua terapêutica está voltada ao uso específico dos óleos essenciais, que serão aplicados de diferentes formas, como nos aromatizadores, óleos para massagem e para cuidados pessoais, sais para banhos e escalda-pés, incensos e travesseiros aromáticos.

 

images(10).jpg

 

ÓLEO ESSENCIAL

 

O óleo essencial é o composto mais sutil de uma planta, é a alma da planta. Ele tem a função de protegê-la dos parasitas e das doenças e também de atrair insetos para que façam a polinização.

 

Possui, ainda, uma ampla possibilidade terapêutica para várias desarmonias, tanto físicas como emocionais, proporcionando prazer e bem-estar.

 

Os óleos essenciais são voláteis, ou seja, viram vapor facilmente. Podemos sentí-los ao tocar a planta. Um exemplo disso é o alecrim de jardim (Rosmarinus officinalis), ao simples contato com seus galhos, um aroma único ativa o sistema sensorial, despertando uma sensação de alegria e tranquilidade.

 

Os óleos essenciais são encontrados nos pelos que revestem as folhas e no interior das cascas das frutas. O pelo carregado de óleo funciona como uma proteção e é facilmente estourado pelo toque das mãos ou pelos pingos da chuva. Uma planta aromática e rica em óleo essencial deixa o seu registro nas mãos que levemente as toca.

 

Os óleos essenciais extraídos das plantas, são vibrações que as plantas emitem e exalam, liberando aromas que acionam o cérebro a buscar saúde e bem-estar, enquanto espalham amor pela natureza!

 

 

 

 

Beatriz-A_-Oliveira-Melo(1).jpeg

Beatriz Melo

. Acupunturista, Fitoterapeuta, Terapeuta Floral

. Elaboradora do material didático Emoções em Gotas - uso das plantas na saúde física e emocional

. Sócia-diretora da Interação Sistêmica Ltda.