Carregando Conteúdo
x

Dicas e Ideias

7.0 - EMOÇÕES EM GOTAS - FITOTERAPIA

fitoterapia.jpg

 

"Não foi em vão que Deus proveu a natureza de tão rica e variada flora medicinal.  

Ao espalhar o Todo-Poderoso,  com mão liberal,  os Seus socorros na natureza,

previu  cada uma das nossas necessidades, cada uma das nossas dores. 

Não há dor que não possa ser aliviada nem necessidade que não possa ser provida

pelos meios que Deus pôs ao nosso alcance na natureza." 

(Balzachas, 1958)

 

 

 

Antigamente as pessoas usavam chazinhos para tratar os males do estômago, as dores de cabeça, as insônias (havia insônia antigamente?) e usavam compressas acolhedoras nos joelhos das crianças que se machucavam de tanto brincar.

 

Mas com o desenvolvimento tecnológico, o homem, sem muita opção, saiu do campo e das cidadezinhas do interior para ir morar nos grandes centros. E o que ele deixou para trás? Os quintais e as hortinhas onde era possível encontrar frutas e ervas frescas para a sua alimentação e para os seus tratamentos caseiros da saúde. O que pode ser percebido na atualidade é um pequeno movimento de pessoas que tentam resgatar essa forma carinhosa e, muitas vezes, tão eficaz de curar.

 

O descobrimento das propriedades curativas das plantas foi, no início, meramente intuitivo ou, pela observação dos animais que, quando ficavam doentes, buscavam nas ervas a cura para os seus males.

 

 

folhas-eco-e-vetor-de-onda-verde_23-2147

 

 

O médico suíço Paracelsus afirmava que as formas das plantas como o jeito, a cor, o seu desenho, tinham uma correspondência com as formas humanas e, nessa correspondência, estaria a indicação terapêutica daquela planta. É a chamada teoria dos sinais ou teoria da similitude. Podemos citar a planta Valeriana officinalis cujas formas lembram o sistema nervoso. Ao pesquisar essa planta, descobriu-se que a sua função terapêutica é de acalmar, sedar e relaxar o sistema nervoso.

 

O uso das plantas como tratamento é chamado de fitoterapia. Mas o que significa o termo fitoterapia? Fitoterapia é a prevenção e o tratamento de doenças mediante o uso das plantas (Ferreira, 1999). Phyton, em grego, quer dizer planta e therapeia vem do verbo therapeuo, que significa tratar, cuidar.

 

Segundo a Portaria 971, de 03/05/2006, do Ministério da Saúde, a fitoterapia é uma terapêutica caracterizada pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes áreas farmacêuticas, sem a utilização de substâncias ativas isoladas, ainda que de origem vegetal. A fitoterapia constitui uma forma de terapia medicinal que vem crescendo notadamente neste começo do século XXI (Sérgio Tinoco Panizza).

 

A fitoterapia é a forma mais antiga e fundamental de medicina da terra, com a propriedade de curar males de maneira não agressiva, pois estimula as defesas naturais do organismo, fazendo a cura por meio das plantas. A natureza, em seu esplendor, nos fornece gratuitamente a planta medicinal!

 

 

Texto:

Beatriz-A_-Oliveira-Melo(4).jpeg   

 

 

 

 

Beatriz Melo

Acupuntura e  Plantas Medicinais: Pós graduada em Fitoterapia e amante das flores: Terapia  Floral 

Elaborou o material didático : EMOÇÕES EM GOTAS - O uso das plantas na saúde física e emocional

Professora curso de Pós-graduação em  Acupuntura 

 

. Ministrante dos cursos: 

  • EMOÇÕES EM GOTAS - uso das plantas na saúde emocional
  • DESTILANDO AROMAS & SAÚDE
  • FARMÁCIA CASEIRA