Carregando Conteúdo
x
WhatsApp (55) 3199941 4532
Brasil & Itália

Dicas e Ideias

7.0 - EMOÇÕES EM GOTAS - O EMOCIONAL E AS PLANTAS MEDICINAIS

piante-1422288742g8k4n.jpg

 

As plantas medicinais foram semeadas neste planeta

como um presente do Supremo Jardineiro,

para minorar o sofrimento de seus pobres habitantes.

Dr. Márcio Bontempo

 

  

 

O CORPO É A MORADA DA ALMA E A ALMA ANIMA O CORPO

 

No material didático EMOÇÕES EM GOTAS, depois de cinco capítulos apresentando as plantas medicinais e seu uso terapêutico nas diversas formas: Fitoterapia (argila, banho de imersão, cataplasma, chá, compressas úmidas, fitoterápico, gel, inalação, pomada, xarope); Terapia Floral e Aromaterapia (óleo essencial, aromatizadores terapêuticos, sais para banho e escalda-pés, travesseiros aromáticos), este capítulo tem o objetivo de apresentar os sintomas no plano emocional e a planta correspondente, para um melhor diagnóstico e uso.

 

As plantas oferecem inúmeras opções de nutrientes para o físico e recursos terapêuticos para o emocional ainda pouco explorados.  Neste material didático, foram selecionadas algumas plantas medicinais brasileiras, que poderão ser utilizadas como um bom recurso terapêutico pelos profissionais que cuidam da saúde emocional.

 

A sugestão do uso das plantas deverá ser feito a partir de um criterioso diagnóstico emocional, não desconsiderando acompanhamento de outros profissionais da saúde, que se fizer necessário.

 

O SINTOMA COMO METÁFORA

 

Lembre-se sempre que um bom terapeuta, como um bom médico, é,

sobretudo, um bom ouvinte!

Nora weeks

 

Numa visão sistêmica, o sintoma pode ser visto como uma manifestação metafórica (simbólica) de questões emocionais inconscientes. Para auxiliar no diagnóstico, sugere-se atenção aos sintomas já manifestos no plano físico, fazendo uma tradução desses sintomas para o emocional.

 

Exemplificando:

A planta Açafrão descrita neste capítulo, página 62, é indicada para pessoas que apresentem feridas no corpo, metaforicamente traduzidas como feridas da alma.

 

É importante ressaltar que essas feridas corpóreas podem ser consideradas um mal menor para mascarar um mal maior, que ainda não chegou à superfície da consciência. O uso das plantas medicinais possibilita, também, tornar visível o significado profundo dos sintomas manifestos. 

 

Fonte: 

Material didático - Emoções em Gotas

Elaborado por Beatriz O. Melo

Interação Sistêmica Edições 

 

 

 

CONHEÇA O MATERIAL DIDÁTICO 

 

EMOÇÕES EM GOTAS

 

Uso das plantas medicinais na saúde física e emocional

 

capa%20emocoes%20em%20gotas%20-%20Copia%