Carregando Conteúdo
x
WhatsApp (55) 3199941 4532
Brasil & Itália

Dicas e Ideias

1.0 - O INCONSCIENTE SE MANIFESTA PELO SÍMBOLO

Marie-Spartali-Stillman-Love-s-Messenger

 

Primeiro, vamos ver como é que o inconsciente entra em contato com a consciência, da qual somos o centro ordenador.
 

O inconsciente se manifesta pelo símbolo, que é a linguagem universal que une o mundo dos deuses com o mundo dos homens.
 

O símbolo é algo vivo e repleto de significados, que busca orientar o ser humano através das verdades eternas que podem ser encontradas nos sonhos, nos contos de fadas, nos mitos e nas obras de arte.
 

O inconsciente se manifesta também pelos sintomas – ou seja, pelas doenças – quando as atitudes do ego conflitam profundamente com a essência do seu ser.

 

Quando isso acontece, a medicina diz que o indivíduo desenvolveu uma doença psicossomática, como estresse, fibromialgia e depressão,  para citar apenas alguns exemplos.
 

Finalmente, o inconsciente também pode se manifestar pelo complexo, ou loucura, e dominar parcial ou totalmente a consciência de uma pessoa.
 

Levando em conta essas características do inconsciente, temos que aprender a lidar com ele. Algumas regras básicas para isso:

 

  • Não ser dominado pelos conteúdos inconscientes, pois isso levaria à paranóia ou esquizofrenia.
  • Não acreditar piamente em seus conteúdos, pois isso nos levaria a uma atitude infantil ou fanática.
  • Não rejeitar seus conteúdos, pois assim estaríamos cortando o acesso a toda criatividade que brota espontaneamente do inconsciente.


A maneira correta de se relacionar com os conteúdos do inconsciente é se confrontando com cada símbolo, com cada fantasia, para assim se diferenciar deles e, ao mesmo tempo, integrá-los em sua consciência.

 

Se você quer se lembrar dos seus sonhos, crie um ritual particular que expresse o seu interesse na comunicação com o inconsciente.

 

Algumas pessoas deixam um gravador do lado da cama, outras deixam papel e caneta.

 

O importante é criar o seu ritual e saber que, a cada 8 horas de sono temos cerca de 90 minutos de sonhos, distribuidos em média  em 5 sonhos, o primeiro durando cerca de 10 minutos e o último cerca de 25 minutos.

 

PSICOGENEALOGIA SISTÊMICA APLICADA® 
Prática transgeracional por Jaqueline Cássia de Oliveira

 

 

 

WhatsApp%20Image%202018-05-25%20at%2021_

Psicóloga - CRP 04/7521

Psicoterapeuta Familiar Sistêmica (Brasil)

Psicogenealogista (Itália)

 

Assine  nosso canal do Youtube  e assista vídeos  sobre o tema. 

 

                  

 

A  PSICOGENEALOGIA SISTÊMICA APLICADA®

 

  • A Psicogenealogia é um tema relativamente novo e a psicóloga e psicoterapeuta Jaqueline Cássia de Oliveira é uma das pioneiras desses estudos e trabalhos no Brasil.
  • Sobre o tema, elaborou os materiais didáticos: Psicogenealogia Sistêmica® - O romance familiar contado pelo genograma  (com mais de 1.000 leitores) e Quem são os antepassados? (2018), pela Interação Sistêmica Edições. 
  • Traduziu e apresentou o livro: Jung, Psicogenealogia e Constelações Familiares© de Maura Saita Ravizza, pela Interação Sistêmica Edições.
  • Apresentou o livro  Psicogenealogia: Um Novo Olhar na Transmissão da Memória Familiar, de sua colega e pioneira, Monica da Silva Justino. 
  • De 2011 a 2016, junto à Interação Sistêmica®, organizou e ministrou cursos e workshops sobre o tema transgeracionalidade e  Psicogenealogia Sistêmica, reunindo mais de 700 profissionais, entre psicólogos, psicoterapeuta sistêmicos e consteladores familiares de diversas regiões do Brasil.
  • Nomeou seus estudos e trabalhos sobre transgeracionalidade (dentro da visão da Psicogenealogia, da Terapia Familiar Sistêmica e da Psicologia Arquetípica e Imaginal) como Psicogenealogia Sistêmica Aplicada ®
  • Fez sua formação em Psicogenealogia através de cursos e estudos do seu genossociograma na Itália e Argentina com importantes professores e teóricos. 

  • Conheça seu currículo clicando no link: http://www.interacaosistemica.com.br/quem-somos

  • Clique na imagem abaixo e visite  nossa  loja virtual. À venda livros e materiais  sobre  o  tema!

 

12745957_982592095144673_881944439936189