Carregando Conteúdo
x
WhatsApp (31) 99941 4532
Belo Horizonte, MG - Brasil

Dicas e Ideias

O PULMÃO E A TRISTEZA - Emoções em gotas

tristeza(1).jpg

 

 

O Pulmão (Fei) é o órgão que abre o ciclo energético, fazendo o contato do organismo com o meio ambiente, através do ar inalado ao respirar. Por isso ele tem a função de governar o Qi e a respiração: O Qi celestial vai para o pulmão, e o Qi celestial indica o ar.

 

O pulmão tem também, a função de abrigar a "Alma Corpórea" : Diz-se que o pulmão é a residência da Alma Corpórea e ela é a parte mais física e material da alma do ser humano. Pode-se dizer que é a manifestação somática da alma.  

 

Sendo assim, o pulmão manifesta mais rapidamente a somatização da emoção tristeza, pois a tristeza máxima, sente-se no pulmão. Quando a Alma Corpórea é diretamente agredida pela emoção da tristeza, haverá uma interferência no funcionamento harmônico do sistema respiratório, provocando gripes, resfriados, bronquites, pneumonias e outras desarmonias.

 

A tristeza pode interferir no funcionamento saudável do pulmão, impossibilitando-o de exercer a sua função básica de respirar, impedindo-o de liberar o que faz mal ao organismo, fazendo-o perder a sua capacidade de buscar o novo a cada inspiração, e de expulsar o que não serve mais através da expiração.

 

PULMÃO E O LUTO

 

Quando ocorrem perdas afetivas, o luto é inevitável, e se ele é vivenciado em sua plenitude, o pulmão fará o seu papel de inspirar profundamente o novo e expirar o que lhe faz sofrer através do choro e do soluço. Assim ele estará funcionando em sua totalidade. 

 

Mas se o luto permanecer e passar a ser uma tristeza ou depressão crônica, o pulmão ficará enfraquecido, e sua função de respirar perderá a capacidade de buscar o novo e de aceitação da vida. O resultado serão as gripes, bronquites ou pneumonias, acompanhadas de coriza e de tosse. 

 

A TOSSE SECA ANUNCIA REJEIÇÃO E SECURA

 

A tosse seca é um ruído que vem de dentro anunciando rejeição e secura. É o corpo pedindo para molhar a tristeza. Muitas vezes a tosse permanece como uma forma que o corpo tem de mostrar a secura existente no organismo, em especial no pulmão, que guarda a tristeza até ela ficar seca na alma.

 

 

DESARMONIAS QUE PODEM AGREDIR O PULMÃO QUANDO A TRISTEZA É INSTALADA

 

A tristeza pode afetar os pulmões, produzindo falta de ar, choro, voz fraca, inflamação na garganta, febre ao anoitecer, depressão, queda de cabelo, pele desvitalizada, doenças de pele (psoríase, urticária, dermatites, e tantas outras), resfriados, pneumonia e a tuberculose.

 

Vale ressaltar que a tuberculose foi a doença que mais acometeu os poetas do Romantismo brasileiro, que exaltavam em seus poemas a tristeza e a dor pelo amor. Dentre eles, Álvares de Azevedo, poeta romântico por natureza, que morreu aos 21 anos, vítima da tuberculose.

 

 

Beatriz-A_-Oliveira-Melo(2).jpeg

Beatriz Melo

  • Acupunturista e Estudiosa das Plantas Medicinais: Fitoterapia, Terapia Floral e Aromaterapia
  • Elaboradora do material didático Emoções em Gotas  - o uso das plantas na saúde física e  emocional
  • Ministra cursos sobre plantas medicinais, pela visão sistêmica da Medicina Tradicional Chinesa
  • Sócia-diretora da Interação Sistêmica - Terapias & Cursos

 

 FONTES CONSULTADAS:

  • Os fundamentos da Medicina Chinesa - Giovanni Maciocia - Ed. Roca; 
  • ZANG FU - Sistemas de Órgãos e Visceras da Medicina Tradicional Chinesa -  Jeremy Ross - Ed. Roca; 
  • Anotações durante o curso de Acupuntura

 

 

CURSOS VIAJANDO PELO BRASIL EM 2018!

Clique nas imagens e tenha mais informações.

 

1518820132935(1).jpg                 1518820064497.jpg           

 

 

  IMG-20180216-WA0033.jpg                 1518820031458(1).jpg